Miniatura em madeira. Esc. 1/72 em 27-07-2014
O Airco
DH.9A, foi um bombardeiro leve britânico monomotor projetado e usado logo antes
do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi desenvolvido a partir do bombardeiro mau
sucedido Airco DH.9, com uma estrutura reforçada e a substituição do motor
Siddeley Puma pouco potente, pelo Liberty L-12.
Como a Airco
estava ocupada com o desenvolvimento do bombardeiro bimotor Airco DH.10, o
projeto foi detalhado pela Westland Aircraft. O DH.9 foi equipado com novas
asas de maior envergadura e uma estrutura de fuselagem reforçada.
The Airco DH.9A was a British single-engined light
bomber designed and first used shortly before the end of the First World War.
It was a development of the unsuccessful Airco DH.9 bomber, with a strengthened
structure, and crucially, replacing the underpowered and unreliable Siddeley
Puma engine of the DH.9 with the American Liberty engine.
Popularmente
conhecido como o "Ninak" (do alfabeto fonético tratamento da
designação de "nove-A"), foi utilizado em grande número pela Royal
Air Force após o fim da guerra, tanto em casa como no exterior, onde foi usado
para o policiamento colonial no Oriente Médio, quando finalmente se aposentou
em 1931. Mais de 2.400 exemplaress de uma versão não licenciada, o Polikarpov
R-1 também foram construídos na União Soviética, servindo como aeronave
bombardeiro leve Soviético e reconhecimento padrão em 1920 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário