Modelo construído em depron e pintado a mão.
O Consolidated B-24 Liberator foi
o bombardeiro americano de maior produção durante a Segunda Guerra Mundial, e
foi usado pela maioria dos Aliados durante a guerra. Desenhado como um
bombardeiro pesado, serviu não só nesse papel, mas também como bombardeiro de
patrulha marítima (PB4Y) e como transportador pesado (C-87 ou C-109).
Comprimento: 20,6 m (67,6 ft)
Envergadura: 33,5 m (110 ft)
Altura: 5,5 m (18,0 ft)
Área das asas: 97,4 m² (1 050
ft²)
Como o P-51 Mustang, o Liberator
foi desenvolvido às pressas. Em janeiro de 1938, a Força Aérea Americana
convidou a Consolidated a desenvolver um bombardeiro com maior alcance, velocidade,
melhor performance em altitude que o B-17 Flying Fortress. O protótipo,
conhecido como XB-24, fez seu primeiro vôo em 2 de janeiro de 1939. Mais sete
YB-24 voaram em 1940 e a Consolidated se preparou para sua construção em
escala. Seus pedidos eram de 36 para a United States Army Air Corps, 120 para a
francesa Armée de l'Air, e 164 para a Royal Air Force (RAF). A maior parte da
primeira produção foi enviada para a Grã-Bretanha, incluindo os pedidos pela
Armée de l'Air, depois que a França foi anexada pela Alemanha em 1940.
Comparado com o B-17, o B-24 era
mais curto, tinha 25% menos área de asa, mas tinha 6 pés (1.8 m) a mais de
envergadura, e mais capacidade de carregamento. O B-17 usava motores de 9
cilindros Wright R-1820 Cyclone, o B-24 usava motores duplos de 14 cilindros
Pratt & Whitney R-1830 Twin Wasp de 1000 hp (746 kW).
Voaram centenas deles na Índia,
onde foram a principal arma usada para bombardear alvos japoneses na Birmânia e
China.
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