Miniatura em madeira
O Wright Flyer (também
frequentemente referenciado como Flyer I ou 1903 Flyer) foi a primeira aeronave
com impulsão mecânica ("catapulta") bem sucedida, projetada e
construída pelos Irmãos Wright. Eles voaram com ele por quatro vezes em 17 de
Dezembro de 1903, próximo à Kill Devil Hills, Carolina do Norte, cerca de 6,4
km ao Sul de Kitty Hawk, Estados Unidos. Hoje a aeronave está em exibição no
Museu do Ar e Espaço em Washington, D.C. (e agora, também na minha coleção).
A Smithsonian Institution,
descreve a aeronave como: "...a primeira máquina motorizada, mais pesada
que o ar a conseguir um voo sustentado e controlado com um piloto a
bordo." A Fédération Aéronautique Internationale descreveu o voo de 1903
durante o 100º aniversário em 2003 como "o primeiro voo motorizado,
sustentado, controlado e motorizado de uma máquina mais pesada que o ar".
Modelo real
The
Wright Flyer (often retrospectively referred to as Flyer I or 1903 Flyer) was
the first successful powered aircraft, designed and built by the Wright
brothers. They flew it four times on December 17, 1903, near Kill Devil Hills,
about four miles south of Kitty Hawk, North Carolina, U.S. Today, the airplane
is exhibited in the National Air and Space Museum in Washington D.C.
The
U.S. Smithsonian Institution describes the aircraft as "...the first
powered, heavier-than-air machine to achieve controlled, sustained flight with
a pilot aboard." The Fédération Aéronautique Internationale described the
1903 flight during the 100th anniversary in 2003 as "the first sustained
and controlled heavier-than-air powered flight."
Diferente da aeronave 14-Bis do brasileiro Santos Dummont, necessitava de um aparato mecânico ("catapulta") para que alçasse voo. O 14-bis foi o primeiro avião a voar com impulsão própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário