Miniatura construída em madeira 31/05/2014
O Farman HF e
seus derivados foram uma família de aviões de reconhecimento produzidos na
França pouco antes e durante a Primeira Guerra Mundial. Projetado pelo renomado
designer francês Henri Farman desde 1912, com contornos do chassi de tubos de
aço, asas de madeira com cobertura de tecido, gôndola vykleena, madeira
compensada. Já em 1913,
"Farman" F.15 adotado pelos franceses, britânicos, Força Aérea Russa
e belga e, mais tarde, a aeronave apareceu também na Itália, Roménia e outros
países.
O HF.16, construído
em meados da década de 1913, a pedido dos militares, diferente dos anteriores, possuindo
a área da asa ligeiramente menor e uma série de pequenas melhorias
tecnológicas. Este modelo foi fábricado em Billancourt, na empresa Farman e
refinarias russas Shchetinina, Lebedev e "Dux", com produzido em
massa. Total construída na
Rússia cerca de 300 F.16.
The Farman HF and its derivatives
were a family of reconnaissance aircraft produced in France shortly before and
during the First World War.
At the end of 1909 Farman fell out
with Gabriel Voisin because Voisin had sold an aircraft that had been built to
Farman's specifications to J.T.C. Moore-Brabazon, and started manufacturing
aircraft to his own design. The first of these, the Farman III, was an
immediate success and was widely imitated.
In partnership with his two brothers
Maurice and Richard (Dick), he built a highly successful and innovative
aircraft manufacturing plant. Their 1914 model was used extensively for
artillery observation and reconnaissance during World War I. The Farman
Aircraft company's Goliath was the first long-distance passenger airliner,
beginning regular Paris-London (Croydon Airport) flights on 8 February 1919.
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