Miniatura em madeira
Potez 25 (also written as Potez XXV) was a
French twin-seat, single-engine biplane designed during the 1920s. A
multi-purpose fighter-bomber, it was designed as a line aircraft and used in a
variety of roles, including fighter and escort missions, tactical bombing and
reconnaissance missions. In the late 1920s and early 1930s, Potez 25 was the
standard multi-purpose aircraft of over 20 air forces, including French, Polish
and American. It was also popular among private operators, notably mail
transport companies.
The aircraft was further developed into the
25M, a standard parasol-wing monoplane, which never entered production. (Wikipedia,
the free encyclopedia).
Modelo real
Uma das aeronaves militares mais
famosa do período entre-guerras, a 25
Potez foi desenvolvido a partir da Potez 24 A.2-categoria protótipo, que
tinha sido desenhado por Louis Coroller e voado em 1924.
Ao todo, 87 variantes do tipo
foram desenvolvidas para uso militar e civil, bem como mais de 3.500 exemplares
foram construídos na França, a maioria na fábrica Potez, mas outros sob licença
pela ANF Les Mureaux e Hanriot. Outros países que usaram aviões franceses incluída
a China, onde o tipo foi usado contra os japoneses; foram o Paraguai, onde funcionou contra o braço
aéreo boliviano; o Uruguai; a Grécia e a Etiópia, que voou em pequeno número
contra as tropas invasores italianas em 1935; Suíça, que manteve o tipo em
serviço até 1940; e Estónia. Além exemplares de testes que foram vendidos para
a União Soviética e algumas dezenas de outros países. Muitos dos Potez 25s construídos
e exportados eram da B.2 de dois lugares versão light bombardeiro.
25s Potez Civil com motores
Lorraine foram usados por Aeropostale e suas empresas assodated na América do
Sul para voos de correio regulares ao longo dos Andes, e também pelos Caudron e
Hanriot escolas de aviação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário