Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

De Havilland DH9A (Airco DH9A)


Miniatura em madeira. Esc. 1/72 em 27-07-2014


O Airco DH.9A, foi um bombardeiro leve britânico monomotor projetado e usado logo antes do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi desenvolvido a partir do bombardeiro mau sucedido Airco DH.9, com uma estrutura reforçada e a substituição do motor Siddeley Puma pouco potente, pelo Liberty L-12.
Como a Airco estava ocupada com o desenvolvimento do bombardeiro bimotor Airco DH.10, o projeto foi detalhado pela Westland Aircraft. O DH.9 foi equipado com novas asas de maior envergadura e uma estrutura de fuselagem reforçada.

The Airco DH.9A was a British single-engined light bomber designed and first used shortly before the end of the First World War. It was a development of the unsuccessful Airco DH.9 bomber, with a strengthened structure, and crucially, replacing the underpowered and unreliable Siddeley Puma engine of the DH.9 with the American Liberty engine.


Popularmente conhecido como o "Ninak" (do alfabeto fonético tratamento da designação de "nove-A"), foi utilizado em grande número pela Royal Air Force após o fim da guerra, tanto em casa como no exterior, onde foi usado para o policiamento colonial no Oriente Médio, quando finalmente se aposentou em 1931. Mais de 2.400 exemplaress de uma versão não licenciada, o Polikarpov R-1 também foram construídos na União Soviética, servindo como aeronave bombardeiro leve Soviético e reconhecimento padrão em 1920 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário