Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Biplano Farman HF 16 - 1913


Miniatura construída em madeira 31/05/2014


O Farman HF e seus derivados foram uma família de aviões de reconhecimento produzidos na França pouco antes e durante a Primeira Guerra Mundial. Projetado pelo renomado designer francês Henri Farman desde 1912, com contornos do chassi de tubos de aço, asas de madeira com cobertura de tecido, gôndola vykleena, madeira compensada.   Já em 1913, "Farman" F.15 adotado pelos franceses, britânicos, Força Aérea Russa e belga e, mais tarde, a aeronave apareceu também na Itália, Roménia e outros países.

O HF.16, construído em meados da década de 1913, a pedido dos militares, diferente dos anteriores, possuindo a área da asa ligeiramente menor e uma série de pequenas melhorias tecnológicas. Este modelo foi fábricado em Billancourt, na empresa Farman e refinarias russas Shchetinina, Lebedev e "Dux", com produzido em massa. Total construída na Rússia cerca de 300 F.16.


The Farman HF and its derivatives were a family of reconnaissance aircraft produced in France shortly before and during the First World War. 
At the end of 1909 Farman fell out with Gabriel Voisin because Voisin had sold an aircraft that had been built to Farman's specifications to J.T.C. Moore-Brabazon, and started manufacturing aircraft to his own design. The first of these, the Farman III, was an immediate success and was widely imitated.

In partnership with his two brothers Maurice and Richard (Dick), he built a highly successful and innovative aircraft manufacturing plant. Their 1914 model was used extensively for artillery observation and reconnaissance during World War I. The Farman Aircraft company's Goliath was the first long-distance passenger airliner, beginning regular Paris-London (Croydon Airport) flights on 8 February 1919.




Nenhum comentário:

Postar um comentário